ATPS
1. MARKETING PARA O SÉCULO XXI
O marketing esta em constante mudanças de ideologias, quando pensamos que já o compreendemos inicia-se um novo ritmo e devemos seguir seus passos da melhor forma possível.
Na década de 1960 existia a abordagem da mercadoria, a qual descrevia as características dos diversos produtos e o comportamento dos consumidores em relação aos mesmos, a abordagem institucional, a qual descrevia como funcionavam as diversas organizações do marketing, tais como atacadistas e varejistas, e a abordagem funcional, que descrevia como as diversas atividades de marketing atuavam no mercado.
Os gestores deparavam-se com decisões difíceis, como a de escolher os mercados alvos, desenvolver características e os benefícios do produto, definir o preço, decidir sobre o tamanho e a alocação adequados da força de vendas e dos diversos orçamentos de marketing. Precisavam, de um modo geral, analisar os mercados e a concorrência em termos sistêmicos.
As pessoas devem oferecer algo que a outra perceba como tendo valor, para que a outra parte ofereça voluntariamente a resposta, ou o recurso, em troca. Portanto, a troca surge como o conceito central subjacente ao marketing.
O profissional de marketing deve promover um equilíbrio entre a demanda e a oferta, este processo assume o nome de demarketing, o propósito central do marketing é a administração da demanda, isto é, as habilidades necessárias para gerenciar o nível, a regulagem do tempo e a composição da demanda.
No marketing moderno, tem como uma de usas principais características ajudar as empresas a perceberem a importância da mudança na organização do modelo centrado no produto para aquele centrado no mercado e no cliente. No entanto, muitos anos se passaram antes que inúmeras empresas começassem a realmente experimentar a transformação do modo de pensar de “dentro para fora” para o modo de pensar de “fora para dentro”.
As empresas muitas vezes não conseguem