ATPS
Da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada ás necessidades ilimitadas do homem, origina-se os chamados problemas econômicos fundamentais: oque e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
Os sistemas econômicos também podem ser classificados em dois tipos de mercados:
EX:
Sistema capitalista ou econômico de mercado
Sistema socialista ou econômico centralizado ou ainda economia planificada.
Existem também as curvas de possibilidades de produção (ou curva de transformação) que expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, trata-se de um conceito teórico com o qual ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade de produção de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.
Suponhamos uma economia que só produza maquinas (bens de capital) e alimentos (bens de consumo) e que as alternativas de produção de ambos sejam seguintes.
EX:
Na primeira empresa que seria a empresa (1)
Todos os fatores de produção seriam alocados para que produzissem máquinas.
Na segunda empresa que seria empresa (2)
Todos seriam alocados a fazer somente alimentos para produção, e que nas outras empresas que seria a (3) e (4) os fatores de produção seriam distribuídos na produção de um e de outro bem.
Se fosse posta em um gráfico para identificar as curvas de todas as possibilidades e como se todos os pontos tivessem se cruzando, e como se falassem que as empresas estão operando com capacidade ociosa ou com desemprego.
Ou seja, os fatores de produção estão sendo subutilizados.
O deslocamento da CCP que a (curva de possibilidades de produção), para a direta que indica que o país esta crescendo. Isso pode ocorrer fundamentalmente tanto em função do manual do aumento da quantidade física de fatores de produção como em função do melhor aproveitamento dos recursos já existentes, que pode ocorrer com o progresso de tecnologia, maior eficiência produtiva e organizacional das empresas e melhoria na mão de