Atps
1.1 Sistemas Operacionais para Servidores
1.1.1 Windows Server 2012 R2 (Server Blue)
Características Gerais do Sistema
O Windows Server 2012 R2, também chamado Server Blue foi lançado em 17 de outubro de 2013. Produzido pela Microsoft com código fechado utiliza a arquitetura X86-64, portanto podem executar programas feitos para rodar em ambientes x86 (16 ou 32 bits) e x64 (64 bits).
Principais Recursos
a) Virtualização de Servidores
O Windows Server 2012 R2 utiliza o Hiper-V para expandir a mobilidade das Virtual Machines, aumentar a disponibilidade do servidor, obter maior escala e aumentar a flexibilidade. Este recurso suporta host de virtualização para 320 processadores lógicos, 4TB de memória física e 1.024 máquinas virtuais ativas por host. Suporta também clusters de 64 nós e 8.000 Vms por cluster. Suporta ainda um formato de disco virtual de 64 TB, que pode ser redimensionado sem ficar indisponível. Este recurso conta com suporte a guests Linux incluindo:
Configuração mínima de memória
Paginação inteligente Hiper-V, que permite inicializar uma VM enquanto o host está sobrecarregado balooning de memória, utilizado para requisitar memória não utilizada de uma VM
Configuração de tempo de execução, que permite ajustar as configurações mínima e máxima de memória em tempo real sem necessitar de reinicialização da VM Com a utilização do recurso Live Migration o Windows Server 2012 R2 comprime o arquivo VHD/VHDX, para acelerar a migração de uma VM do host de origem ao host de destino em até duas vezes. O Live Migration com acesso remoto direto à memória (RDMA), melhora o desempenho em migrações em tempo real com conexões acima de 10Gbits, suportando velocidades de até 52 GB/s.
b) Armazenamento
O Windows Server 2012 R2 oferece melhorias no sistema de armazenamento permitindo a criação de pools, que habilitam a agregação de dados, expansão de capacidade elástica e administração delegada. A hierarquização de