ATPS
Este trabalho tem como objetivo, o desenvolvimento do conhecimento da importância das medidas de ph das substâncias bem como conhecer de forma que se dá a identificação de soluções ácidas ou básicas e suas prováveis aplicações, bem como os métodos de medição.
Com o passar do tempo, novos elementos químicos foram sendo descobertos, então os químicos tiveram que elaborar uma forma de organizá-los, desta forma criaram a tabela periódica para facilitar seu estudo.
Com as substâncias aconteceu algo similar, elas foram separadas pelas suas características principalmente químicas e reunidas em dois grupos.
Os ácidos e as bases ou alcalinos.
Inicialmente eram diferenciadas usando método colorimétrico, comparando-se sua reação com marcadores que davam, dentro de uma tabela de cores, a indicação de se tratar de uma substância básica ou ácida, posteriormente passou a ser usado o phmetro.
O ph tem este nome pelo fato de estabelecer o potencial hidrogeniônico ou potencial hidrogênio íon, esta medida refere-se diretamente ao número de íons hidrogênio de um meio.
O ph de uma substância é a medida dentro de uma escala que determina se ela é acida alcalina ou neutra.
Esta escala vai de 0 a 14, sendo que < que 7 esta substância será ácida, > que 7 ela será alcalina e = a 7 será neutra.
O químico chamado SVANTE AUGUST ARRHENIUS, sueco do século XIX, com seu estudo da condutibilidade elétrica das substâncias no meio aquoso, elaborou um conceito para as substâncias ácidas e básicas, ele concluiu que determinadas soluções aquosas conduziam mais corrente elétrica do que outras ou não conduziam .
Determinou que ao adicionar sal ou gotas de acido clorídrico à água esta passava a conduzir corrente elétrica mais eficientemente, logo uma substância eletrolítica.
Usando o mesmo modelo de experimento, só que desta vez utilizou açúcar, e pode constatar que desta vez não houve condução de