ATPS
CAMPUS MARTE
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
FUNDAMNETOS DE ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS
ATPS
SÃO PAULO
2015
Conceitos Gerais de Engenharia de Software
A Engenharia de Software surgiu como uma necessidade de melhor o desenvolvimento de sistemas em empresas. É uma ramificação da Engenharia que foca no software, que nem sempre está relacionado ao software comumente utilizado em computadores. O Engenheiro de Software tem como objetivo poder analisar e ajudar criar softwares baseado no estudo de problemas de seus clientes, sendo assim o seu principal desafio é num tempo hábil poder identificar problemas operacionais na empresa e poder desenvolver um sistema que atenda as necessidades, o principal desafio é fazer com que o sistema atenda todos os requisitos de seu cliente. Dentre os diversos projetos que um Engenheiro pode ter em sua carreira, alguns desafios estão presentes em todos eles, bem como: a necessidade desse sistema funcionar em rede(sendo local ou via internet), não prolongar o tempo para a entrega do projeto final e fazer com que o sistema confie no software, ou seja, que o sistema atenda e mostre que é robusto. Para que essa Análise e Desenvolvimento ocorram, o Engenheiro utiliza diversos métodos e metodologias para que chegue ao objetivo proposto, dentre esses métodos e metodologias, que são tratados diferentemente, ele se apoia de:
Métodos
Metodologia estruturada: que apoia todo projeto que se utiliza de programação estruturada;
Metodologia orientada a objetos: que apoia no desenvolvimento de sistemas utilizando de programação orientada a objetos;
Desenvolvimento ágil de software: visa na análise, desenvolvimento e entrega de software em curto prazo, onde o projeto é constantemente revisado com seu cliente e com os programadores do projeto.
Modelagem
Análise Estruturada: que apoia à projetos de desenvolvimento em programação estruturada;
UML: a metodologia mais utilizada atualmente, que apoia a análise orientada a