Atps
Plano de Contas é o conjunto de contas criado pelo contador, para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis e atender a todos os usuários da informação contábil .
O Plano de Conta está destinado a conduzir os registros contábeis ocorrido dentro de uma entidade, sem ele o não existiria o possivel lançamento contábeis; onde sua estrutura deve ter rumo padrão, de acordo com o porte, ramo e seguimento da entidade. A função básica de um plano de contas nada mais é do que prover o registro dos fatos administrativos de forma a criar condições ótimas de classificação e acumulação de dados (PADOVEZE 1996, p.64). Possibilita adequada forma de controle do patrimônio da entidade contabilizada. Plano de Contas é um grupo de CONTAS, que representa Bens, Direitos e Obrigações. Na contabilidade o plano de contas é criado pelo contador, para atender às necessidades administrativos, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis e atender a todos os usuários da informação contábil.
Na contabilidade, para se fazer os lançamentos baseia-se nos RAZONETES, a qual damos o nome de CONTA "T", onde fica ao lado esquerdo do é denominado de DÉBITO e o lado direito damos o nome de CRÉDITO.
Quando o temos a diferença do lado DÉBITO for maior que o lado C\RÉDITO, teremos o SALDO DEVEDOR, caso o contrario teremos o SALDO CREDOR.
Com base nas necessidades da empresa, utilizamos o metodo de Plano de Contas Simplificado, que classificamos por grupos, numerando-os da seguinte forma.
Unidade Grupo de contas 1 Ativos 2 Passivo e Do Patrimônio Líquido 3