Atps
Alaerson frosi RA:
Contabilidade Financeira
Acadêmicos do terceiro semestre do segundo ano do curso de Administração (EAD). Trabalho de avaliação em grupo. Disciplina: Contabilidade Financeira. Professora: Gisele Zanardi. Tutor: Marcos Wassem. Data: 19/04/2013
Etapa 4
Introdução
Ativo, passivo e diferença entre circulante e imobilizado Ativo - É o conjunto de bens e direitos à disposição da empresa, sobre as quais a empresa tem controle. Exemplo: O ESTOQUE, que engloba os bens de propriedade da empresa, faz parte de seu ativo. O ativo representa os itens positivos do patrimônio; os que trazem benefícios e proporcionam ganhos para a empresa. Passivo - Corresponde às obrigações exigíveis da empresa, isto é as dividas que serão cobradas, reclamadas pelos seus credores (terceiros) a partir da data de seu vencimento. O passivo Exigível é conhecido no mercado financeiro como dividas com terceiros, ou recursos (dinheiro) de terceiros, ainda Capital de terceiros. O termo terceiro refere-se a pessoas físicas ou jurídicas com quem a empresa tem dividas. O passivo exigível evidencia o grau de endividamento da empresa.
Ativo circulante – disponibilidade, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte. Exemplo: fornecedor, mercadorias, duplicatas a receber, caixas em bancos, isto significa um ciclo operacional.
Imobilizado – Direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens.
Plano de contas Plano de contas busca servir como guia e meio de padronização, para facilitar a análise elaboração dos registros e demonstrações contábeis. Em resumo o plano de contas é um elenco sistematizado das contas que