Atps
Segundo Osni Moura Ribeiro o objetivo da contabilidade pode ser estabelecido como sendo fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social aos usuários internos e externos a objeto da contabilidade, dentre as informações destacam-se aquelas de natureza econômica e financeira. As de natureza econômica compreendem, principalmente, os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e são responsáveis pelas variações no patrimônio liquido. As de natureza financeira abrangem principalmente o fluxo de caixa e do capital de giro.
O objetivo, portanto da contabilidade, é permitir, a cada grupo de usuário, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade num sentido estático, bem como fazer interferência sobre suas tendências futura.
Os principais usuários da contabilidade segundo Ribeiro são os usuários internos e externos a entidade objeto da contabilidade. Ex: usuários externos bancos eventuais investidores, usuários internos, administradores, funcionários, etc.
Assim, as operações da entidade a qual se está aplicando a contabilidade são estudadas minuciosamente sendo então resenhado o plano e manual de contas para a contabilização sistemática das operações rotineira da entidade ao mesmo tempo em que são delineados os principais tipos de relatório (demonstrações) que devem sair do processo contábil.
Para usuários externos temos as tradicionais demonstrações contábeis como o balanço patrimonial (posição das contas num determinado momento), demonstração de fluxo de econômico, demonstração de fluxo de caixa, demonstração de fluxo financeiro, demonstração do valor adicionado e outras.
Já para os usuários internos as entidades interessam além das demonstrações citadas, que como ponto de partida, também subsidia os tomadores internos de decisões, outros tipos de relatórios que aliam conceitos e informações derivante do sistema de