atps
Tema 4:Identificação e crise dos sentidos. Psicologia da legitimidade.
Profa. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Para início de conversa
- Sociedade contemporânea: individualista e globalizada, nega ao indivíduo a sua realização, ao universalizar (generalização).
- Razão universal (base do conhecimento científico) foi transmutada para razão instrumental (prega a uniformização dos sentidos). 1
08/05/14
Sociedade Contemporânea e Indivíduo
- Sociedade Contemporânea em Crise: o mundo está conquistado, desenraizado e transformado pelo processo econômico e tecnocientífico do desenvolvimento do capitalismo.
- O sujeito torna-se cada vez mais impossibilitado de agir sem que esteja afinado com a lógica formalizada pela tecnologia
- Não se separa o indivíduo da sociedade, a subjetividade é social.
- As ações coletivas refletem ações individuais, da mesma maneira que o sujeito se forma por meio das relações que estabelece.
Sociedade Contemporânea e Indivíduo
- A culpa é do indivíduo, tem problema psicológico: “as pessoas estão perdendo a vontade de atuarem socialmente”.
- Como explicar quando toda uma sociedade poderia perder sua vontade ou mudar seus desejos, a um só tempo? Isso é possível?
Manipulação e Seus Riscos
A manipulação ideológica neoliberal pode levar a uma perda de controle: as instituições não controlam as consequências coletivas da ação humana, quando seu lema é: - “Que cada indivíduo deve buscar sua satisfação sem restrições, e, qualquer que seja o resultado, é o melhor que se pode alcançar. Qualquer curso alternativo, seria pior.” 2
08/05/14
Mudanças Tecnológicas
Modo de Vida da Contemporaneidade
“A tecnologia transformou o mundo das artes, embora mais cedo e mais completamente o das artes e diversões populares que o das ‘grandes artes’; sobretudo as mais tradicionais”. Hobsbawn.
O espaço de liberdade de expressão é sorvido pela tecnologia.
Televisão no Brasil,