Atps
1. Definições de Cultura, Indivíduo e Sociedade 4
2. Estrutura Social: Trabalho, Consumo e Sociedade 5
3. Desigualdade Social 7
4. Exploração do Meio Ambiente 8
Considerações Finais 10
Referências Bibliográficas 11
INTRODUÇÃO
Os estudos das Ciências Sociais é um tema bastante dinâmico, seu propósito está relacionado ao estudo dos fatos que ocorrem na vida social de todos os indivíduos, o qual nos faz pensar e analisar diversos acontecimentos que afetam ou até mesmo interferem no cotidiano de todas as sociedades.
No seu contexto é possível relatar a evolução dos indivíduos, suas culturas, crenças, valores, como também o convívio em sociedade, enfatizando que o convívio é um dos fatores de grande importância na formação da cultura dos seres humanos.
A Sociologia procura analisar os pensamentos e ações dos indivíduos, mas principalmente avalia as questões sociais como num todo. Através dos estudos é possível identificar os fatores que geram e disseminam os variados problemas sociais, como exemplos a desigualdade social e a exploração do meio ambiente.
O objetivo do trabalho foi analisar e agrupar as informações que o estudo das ciências sociais nos permite expor num contexto mundial, assim como a nossa “realidade brasileira”, compreendendo o ambiente social que nos envolve.
1. DEFINIÇÕES DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE
Segundo Dias (2010, p.50) “É através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social.” Não podemos medir a cultura em “melhor ou pior”, “atrasada ou avançada”, as culturas se diferenciam de acordo com seus costumes, valores que se tornam universais e fundamentais para a formação de todas as culturas. Seguindo este contexto Dias (2010, p.50) afirma que todos os indivíduos ou grupos humanos possuem cultura, sendo estas os fatores determinantes para deferir a sociedade uma