atps
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL
ATPS
INSTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA
Instrumentação
PROFESSOR: MARCOS ANTÔNIO
TURMA: Turma: TTM4NB, TTM5NB
FRANKNER L.RODRIGUES: RA 3771737543
ERIK CAMPOS DE MELO: RA 5221968115
CLOVIS PEDRO DA SILVA: RA 5628106617
Santo André 2014
INTRODUÇÃO
Todo procedimento de medição consiste em uma grandeza física. Além disso, auxilia na determinação em probabilidades , de quando esse valor pode se afastar desse valor verdadeiro., onde se caracteriza a incerteza de medidas.
Usa-se o termo incerteza padrão pra identificar a dispersão de medidas, calculada como desvio padrão. Existem fontes possíveis de incertezas, amostragens não representativas, conhecimento incorreto das influências ambientais, resolução finita dos instrumentos, valores inexatos no algoritmo.
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
Média
A Média quando aplicada é necessária para avaliar o tipo de média conveniente para caracterizar um fenômeno estudado.
O termo media caracteriza um valor típico ou valor esperado em um certo dado ou evento.
As medidas de tendência central mais comum empregadas são denominadas médias aritméticas. Mediana
É um valor médio do conjunto de dados ordenados em ordem de grandeza. Mediana é uma média aritmética de dois valores centrais.
Moda
Valor que mais ocorre no conjunto de dados. Para o mesmo conjunto de dados foram encontrados três diferentes tipos de medidas de tendência central. Média aritmética é igual a
44,6 graus, a mediana de 45 graus e a moda de 50 graus. Em diversas situações experimentais, a media não é um parâmetro útil para a avaliação de um conjunto de dados.
A média é um parâmetro mais interessantes quando o lote de dados medidos é simétrico. A mediana é muitas vezes utilizada quando dado é altamente assimétrico. Já a moda pode ser usada para responder questões do tipo: Qual é a causa mais comum da mortandade