ATPS
Sabe – se dá importância da administração como um todo para qualquer organização. Administrar o setor voltado a recursos materiais e patrimoniais, com certeza é parte fundamental para maximizar os lucros da mesma.
Administrar os recursos materiais de uma organização está totalmente voltado ao processo produtivo, pois nenhuma empresa pode ser funcional sem o ideal uso de seus recursos, seja qual for o seu ramo, é preciso que se tenha matéria prima, produtos, equipamentos, peças para manutenção, etc. Ou seja, eles precisam ser controlados, administrados para alcançar os objetivos desejados para organização.
Segundo alguns autores, a administração de materiais tem por objetivo analisar a quantidade, a qualidade de materiais necessários para o bom funcionamento da produção. Os colaboradores que atuam nesse departamento, precisam ter decisões e análises precisas, evitando desperdícios, ou seja, necessita de um bom planejamento e controle, para que exista um equilíbrio em seus estoques.
Através de todo o controle feito por profissionais habilitados, preparados a desenvolver esse controle, pode se decidir onde investir ou diminuir na quantidade dos estoques, pois os recursos transformados em produção, aumenta o valor do negócio, assegurando que a organização tenha mais rentabilidade. Uma vez que se estabelece de forma consciente a maneira como se produzir os bens de maneira econômica, logo se terá um controle mais eficiente de todo o processo de produção.
Assim consegue se ter um adequado processo de gestão de recursos materiais e patrimoniais, priorizando os estoques da organização com um menor custo.
Gestão de Estoque e Compras
A gestão de estoque e compras impacta diretamente na vantagem competitiva da empresa.
Conforme o autor Joary Corra, 1971, muitas empresas apresentam estoques equivalentes a 2 ou 3 meses de venda. Mas pior do que isso, 20% a 30% dele, composto por itens obsoletos, e até 50% constituído de