ATPS
Resumo do texto: Ciência, metodologia e trabalho científico (ou tentando escapar dos horrores metodológicos), Mattos (2013).
De acordo com o texto abordado, ciência é uma forma peculiar de produção de conhecimento objetivo. Considera-se como termo científico tudo que é contatado com base de provas e evidencias. Segundo a opinião popular, a ciência não da margem a achismo, tudo é alicerçado em provas. No entanto o conhecimento científico nesse ponto de vista atribuiria a todos. É neste sentido que ouvimos várias frases como: “A ciência demonstra isso” ou “Os cientistas comprovam que”.
Por consequência, a margem da ciência é predominante no senso comum, e é um método capaz de mostrar aparências ocultas, ou seja, diferente da realidade a não ser através da pratica científica. Sendo assim competiria ao método científico, o beneficio de abordar a realidade, de divulgar as suas realidades e leis. Ou seja, aceitar o método científico seria a melhor forma de se chegar a verdade, contudo vale aqui ressaltar que a ciência é algo que é construído por seres humanos e que o objetivo que caracteriza os estudos científicos, muitas vezes vem da subjetividade, de estudos em grupo, da curiosidade, dos medos e anseios.
Nós, seres humanos temos o habito de divergir em pontos de vista, de analisarmos a mesma coisa de maneiras diferentes. Às vezes os métodos de pesquisas utilizados não conduzem com a realidade ali aplicada, ou não seria o melhor para o tempo e espaço onde são inseridos. Principalmente quando o assunto pesquisado é o comportamento humano que depende da cultura e da sociedade.
Por isso, por mais científicos que sejam os trabalhos, é necessário observar os aspectos além do contesto.
Para o conhecimento