atps
Entre as capitais brasileiras, Natal destaca-se por ter um alto percentual de pessoas acima do peso em sua população. Trata-se de 21,2% do total dos seus habitantes, conforme as pesquisas divulgadas recentemente pelo Ministério da Saúde. Ou seja: há um contingente considerável de pessoas com demandas por produtos e serviços que lhes sejam adequados. O que significa um campo fértil para novos negócios.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil deve manter uma população grande de gordinhos. Em 2020 esse número deve chegar a 30% de toda a população, o que significa mais de 55 milhões de pessoas. Soma-se a esse mercado parte dos turistas estrangeiros que visitam Natal todos os anos, vez que o fenômeno do sobrepeso atingiu muito antes do Brasil outras nações, especialmente aquelas mais desenvolvidas, que adotaram um estilo de vida onde os produtos industrializados sobrepuseram os produtos naturais.
Nos Estados Unidos, onde o número de obesos já atingiu números alarmantes, algumas empresas optam estrategicamente em aceitar apenas membros que esteja acima do peso recomendado. É o caso da academia Downsize Fitness com unidades em Chicago e Dallas, para se matricular na mesma é necessário estar pelo menos 22 quilos acima do peso recomendável. O diferencial dessa academia é que todo o negócio foi pensado para atender as especificidades do público alvo “gordinho”. O que inclui aparelhos feitos sob medida, funcionários treinados para esse tipo de alunos etc.
E se o mercado de consumo muda, as empresas que atuam na divulgação desses bens e serviços também precisar se adaptar. Em Nova York as modelos plus size ganharam uma agência exclusiva, dado o volume de clientes que querem divulgar produtos focados nesse novo perfil de público alvo que vem chamando a atenção das empresas.
No Brasil o mercado ainda é pequeno e também surge como uma oportunidade de negócio para quem deseja atuar em um negócio que explore esse