atps
Em um mercado cada vez mais competitivo, as Organizações vivem em constantes mudanças, em diversos campos: tecnológico, político, cultural e econômico. E para sobreviver a essas mudanças é necessário ter resiliencia, ser flexível, adaptar-se.
Não é incomum ouvirmos notícias de Organizações que estão falindo, que estão com as portas fechadas em menos de dois anos de atividade. Como explicar esse fenômeno? Não será tão simples. Há diversos motivos e causas que poderíamos citar. Mas os principais são: má qualificação profissional dos donos e de seus colaboradores, fraca estrutura física (condições de trabalho), pouco conhecimento administrativo e do Mercado em que atua.
Por mais dinheiro que um empresário possa ter para investir, se não souber em que está investindo e por em prática os princípios primordiais da Administração (planejar, organizar, liderar e verificar) certamente seu negócio não terá sucesso e provavelmente irá haver inúmeras suposições da pergunta: Por que nosso negócio não deu certo?
Em uma visão globalizada, o futuro das Organizações está fadado ao insucesso caso não haja o investimento nas Pessoas, que são os verdadeiros realizadores de todo o processo. Desenvolver, Treinar e capacitar Pessoas é a chave para o sucesso. Portanto, Organizações inteligentes são as que atendem as mudanças e são capazes de criar melhores condições de maximizar resultados.
Desta forma, é necessário ter uma visão holística, entender que vivemos em um mundo cada vez mais exigente, clientes cada vez mais inteligentes que não querem apenas um produto/serviço de perfeita qualidade, querem também sentir credibilidade e confiança em toda a Organização. Para que isso ocorra, o investimento no capital intelectual é de suma importância em todo o ciclo de vida da Organização.