Atps
Polo República
CURSO SUPERIOR
TECNOLOGIA EM MARKETING
Técnicas de Negociação
Profrª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito
“ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS”.
Técnicas de Negociação
“ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS”.
INTRODUÇÃO
A negociação é um fato comum na vida do ser humano. Ao negociar-mos, estamos nos envolvendo em trocas,concessões e barganhas, em que os motivos pelos quais estamos negociando, estão colocando em risco, e criando oportunidades, para os relacionamentos.
Toda negociação tem um ou mais objetivos; os quais podem ser categorizados como ideais, realistas e prioritários. Os objetivos ideais são aqueles que poderiam ser concretizados caso o lado oposto da negociação estivesse de acordo com o que é pedido. Ambas as partes envolvidas na negociação, podem oferecer resistência aos objetivos realistas de uma das partes, e através de diálogos ou discusão (que podem ser exaustivas), busca-se atingir um consenso sobre as prioridades de ambos os lados.
Diariamente surgem novas ofertas de trabalho no mercado, porém as mesmas estão cada vez mais exigentes na qualificação profissional do candidato, isto acarreta um grande problema: a grande maioria do trabalhador brasileiro, não está pronto para essa demanda, o que faz com que o profissional qualificado ja empregado, sinta-se no direito de exigir melhor remuneração.
O roteiro a seguir, procura mostar como proceder num preparo para uma “negociação salarial”, visto que o empregador, geralmente, valoriza seu funcionario dentro de um “teto salarial” já pré-estabelecido no seu progama de custos e investimentos empresariais, e consequentemente, negará tal pedido. Tal funcionario deverá estar preparado para uma resposta negativa (num primeiro momento). Ele , então, deverá tomar alguns cuidados e procedimentos prévios, para ser bem sucedido nesta “negociação”.
I - OBJETIVOS: