Atps -
Qual a importância das sociedades anônimas no cenário corporativo brasileiro.
Uma sociedade empresarial se dá quando duas ou mais pessoas (sócios) unem seus esforços na busca por uma finalidade comum. Acontece que esses sócios, pelo direito brasileiro, são responsáveis diretos pelo que possa acontecer nessa sociedade, não havendo distinção entre os bens da pessoa jurídica (bens da empresa) e os bens da pessoa física (bem do próprio sócio). Esse cenário, em um primeiro momento pode levar aos empresários (pessoa que possui uma empresa) a não investir na aberturas de novas empresas, sobretudo as mais arriscadas.
Pensando nesse cenário foi introduzido no pais dois tipos de sociedade aonde os sócios tem limitada responsabilidade possuindo total separação entre o patrimônio próprio e o das suas empresas.
Sociedade Anônima:
A definição de sociedade anônima é a sociedade cujo capital é dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas (Art.1, lei das sociedades anônimas lei 6404/1976). Elas podem ser classificadas por abertas ou fechadas dependendo da sua oferta ou não na bolsa de valores.
As sociedades anônimas abertas são as mais lucrativas, tendo a sua existência somente autorizada pelo governo após grande divulgação por parte da empresa interessada de relatórios de administração e demonstração financeira, padrões de contabilidade entre outros itens.
Ações:
Ações são as parcelas do capital das sociedades anônimas. Dependendo do ângulo de visão, a ação pode ter valores diferentes. Vamos a eles:
Valor nominal é o resultante da divisão do capital social da empresa pelo numero de ações emitidas, valendo a pena ressaltar que toda ação deve ter um valor nominal nos dias de hoje. Esse valor serve como garantia aos investidores.
Valor patrimonial é o valor obtido pela divisão do patrimônio liquido pelo numero de ações desta. A grosso modo é a diferença entre