ATPS
Centro de Educação a Distância
Contabilidade Básica
Tutor a distância Prof:
Tutor presencial: Sidney Correa
Tecnologia em Gestão Publica
Rosenice Chaves Garcia– RA 418430
Paulo Harin Galvão – RA 410302
Lelly Cristina Brasil Dias – RA 7932654445
BELÉM - PARÁ
2014
RESUMO Neste trabalho vamos compreender os principais conceitos de Contabilidade, qual é a sua finalidade, quem se utiliza e qual a importância dela dentro das Empresas assim como apresentar a elaboração de um Balanço Patrimonial.
INTRODUÇÃO A contabilidade é considerada como uma ciência/técnica que tem por objetivo fornecer informação de utilidade na hora da tomada de decisões econômicas. Estudar o patrimônio e apresenta os resultados nas chamadas demonstrações financeiras, que resumem situações econômicas. A contabilidade é considerada uma ciência tendo em conta que fornece conhecimento verdadeiro (sistemático, verificável e falível), e não suposições. O seu desenvolvimento implica a formulação de hipóteses e a construção de teorias que permitem prever e explicar os fenômenos do seu objeto de estudo. Por outro lado, a contabilidade também é uma técnica, tendo em conta que, com base nos seus procedimentos, se podem processar e aplicar os dados.
Diz-se que o estudo científico da contabilidade teve origem em 1494, na altura em que Luca Pacioli (conhecido como Fray Luca de Borgo Sancti Sepulchri) publicou a sua obra “Summa de Arithmetica, Geometría, Proportioni e Proportionalita”.
Relativamente ao objeto de estudo da contabilidade (o património), este costuma ser representado graficamente em forma de T: na coluna da esquerda, inclui-se aquilo que se deve (Débito), ao passo que, na da direita, consta o Crédito. Existem dois grandes tipos de contabilidade: a financeira ou externa/geral, que fornece informação sobre a situação financeira de uma empresa aos agentes económicos visados (como é o caso dos clientes, dos investidores