ATPS
Engrenagem é uma peça metálica de função mecânica que é envolta por dentes intercalados por toda a sua superfície normalmente circular e que é ligada a um eixo. Sua função é transmitir o movimento que vem do eixo rotativo a uma nova engrenagem ou a uma peça que translada, logo que elas atuam, pelo menos, aos pares, sendo que os dentes de uma encaixam nos vãos formados pelos dentes da outra. As engrenagens, quando circulares, formam uma razão de velocidade ao rodarem. Quando uma tem o diâmetro maior do que a outra, sendo esse não infinito, a que tem o maior girará mais devagar. Há alguns tipos distintos de engrenagens que atuam para cada necessidade: Cilíndricas Retas, Cilíndricas Helicoidais, Engrenagem Planetária, Cônicas, Parafuso sem fim e Pinhão-Cremalheira.
1.1 Engrenagens de dentes retos
As engrenagens de dentes retos e o tipo mais comum de engrenagens, elas têm dentes retos e são montadas em eixos paralelos, muitas dessas engrenagens são usadas juntas para criar grandes reduções na transmissão como o exemplo da figura 1, ou apenas para realizar transmissão de movimentos como na figura 2.
Engrenagens de dentes retos são utilizadas em muitos dispositivos a parafusadeira elétrica, relógios de corda, a máquina de lavar roupas, secadora de roupas ou louças e em grande número nos automóveis. As engrenagens de dentes retos podem ser muito barulhentas, pois cada vez que os dentes se encaixam, eles colidem e esse impacto faz muito ruído e, além disso, também aumentam a tensão sobre os dentes.
Para reduzir o ruído e a tensão das engrenagens, geralmente a maioria das engrenagens dos automóveis é no formato helicoidal.
1.2 Engrenagens helicoidais
Os dentes nas engrenagens helicoidais são cortados em ângulo com a face da engrenagem, quando dois dentes em um sistema de engrenagens helicoidais se acoplam, o contato se inicia em uma extremidade do dente e gradualmente aumenta à medida que as engrenagens giram, até que os dois dentes