atps
Engenharia Civil 3ºB
ATPS de Fundamentos de Hidrostática e
Calorimetria
Carneiro Hidraulico
Ednelson de Oliveira Pulard RA:6822481663
Francisco Adiel Pereira RA:6248227617
Thiago Henrique de Oliveira RA:4997027981
Reginaldo Amaro RA:6465453627
Júlio Cesar Barbosa RA:6619216294
Bruno Abreu dos Santos RA:6636344970
Carneiro hidráulico
Carneiro hidráulico é um mecanismo que usa diferenças de pressão (golpe de aríete) para bombear água. O carneiro hidráulico aproveita a energia de um fluxo de água para elevar a coluna do líquido. Seu rendimento é pequeno, tendo como vantagens um custo baixo de instalação e quase nulo o de operação. Como não precisa de uma fonte externa de energia, o carneiro pode funcionar indefinidamente a partir do momento da instalação, desde que permaneça expressivo o volume da água corrente. É utilizado principalmente para irrigação na agricultura.
Princípio de Funcionamento
O carneiro hidráulico é um aparelho empregado para elevar água a alturas limitadas, não utilizando nenhuma fonte de energia externa a não ser a própria energia de posição da água disponível que se deseja elevar. Para tanto, o carneiro hidráulico utiliza-se do fenômeno do golpe de ariete.
O carneiro hidráulico consta de uma câmara que armazena um certo volume de água e de ar. Estando a câmara em comunicação direta com o tubo de recalque.
A câmara, pelo fundo, liga-se à tubulação de adução por meio de uma válvula basculante (V1). Em outro conjunto, desliza uma válvula (V2) dotada de furos em toda a sua periferia, furos pelos quais verte a água do tubo de adução sempre que a válvula não está em sua posição de fechamento.
Para que o carneiro hidráulico possa funcionar, libera-se a válvula (V2) do corpo, colocando-a em sua posição inferior (abertura total). Estabelece-se assim, um fluxo do reservatório de para o exterior, vertendo a água livremente, passando pelos orifícios da válvula (V2). Sendo a seção de