ATPS
SERVIÇO SOCIAL
2º SEMESTRE
ALESSAND RA CHAVES DA SILVA -RA MIRELA REBOUÇAS CAVALCANTE -RA 434007 SILVANA ELI DA SILVA -RA 416908 SOLANGE MARIA REGOS BRESCIANI -RA 430119 FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL
PROFESSOR EAD. –(MARIA CLOTILDE PIRES BASTOS) TUTOR A DISTÂNCIA - (LIDIANE PRIORI)
ELDORADO / MS- 2013
ETAPA I: A EXPRESSÃO DOS GRITOS BRASILEIROS
Jean Baptiste Debret visava em retratar suas obras no cotidiano dos mais simples, das classes sociais mais baixas e sofridas dentre parte do século XIX. Suas obras tinham por objetivo mostrar um Brasil rico em belezas naturais, no entanto cheio de diversidade cultural, assim mostrando não somente a desigualdade social que havia entre europeus, negros e índios mais também mostrando costumes e posturas dos escravos e índios.
Debret ao pintar suas obras transpassava índios e escravos fortes como se fossem heróis, porém outras vezes relatava pessoas sendo maltratadas, subordinadas, em situações de miséria e humilhação. Isso permite nos imaginar o tamanho sofrimento e a falta de liberdade que havia naquela época.
Algumas obras de Debret são destaques, sendo elas: Caçador de escravos, Guerreiro indígena a cavalo, Castigo de Escravo, uma bem conhecida é “Viagem pitoresca e Histórica ao Brasil”, que foi lançada após seu retorno para a França. Onde Debret revela sua relação pessoal e emocional com aquele País, onde viveu por 15 anos, seu retorno à França foi marcado por várias hipóteses assim sendo uma para reencontrar com seus familiares, visto que estava longe deles por 15 anos e naquela época já estava com 63 anos.
Ao lançar seu almanaque onde não continha apenas escritas, mais também imagens o que venho a despertar bastante interesse trazendo para Debret a consequência do seu sucesso, mais pelo fato de