ATPS
Esta apostila tem a finalidade única de complementar os conhecimentos apresentados durante o curso e não substitui o PLT da matéria, que é o instrumento usado para o cumprimento da programação do curso.
A Estatística é o ramo da Matemática que busca organizar, simplificar e analisar dados relativos aos mais diversos eventos, aproximando o analista da melhor decisão possível.
A Estatística divide-se em dois ramos principais: .
Descritiva : Ocupa-se com a organização e descrição dos dados experimentais. Indutiva ou Inferencial: Ocupa-se com a análise interpretação dos dados experimentais. Organização e classificação dos dados
a – Coletar dados sobre o evento focado através de:
Observação visual, sonora ou táctil Questionário Medidor mecânico, contador, catraca Medidor eletrônico, câmera, leitora eletrônica, filmadora, gravador de voz
B – Organizar os dados coletados, ordenando e observando falhas e omissões
C – Representar os dados, tabelas e gráficos Baseados nos conceitos apresentados, podemos traçar o objetivo do curso, que é promover um método e uma metodologia ao alcance dos profissionais de Administração e Contabilidade, proporcionando o necessário entendimento das medidas e indicadores obtidos, quando refletidos sobre o evento estudado.
Isto porque, como se observa, o problema maior hoje daqueles que fazem uso da Estatística não é a obtenção das medidas desejadas, mas o conhecimento, ao nível suficiente, da sua construção, a capacidade de seleção das mais adequadas para cada situação, e a avaliação do desempenho do evento estudado com base nos valores obtidos.
Qualquer profissional ou cientista de qualquer área de atuação – médica, engenharia, administração, economia, sociologia etc. – pode hoje ter, e normalmente tem, acesso a indicadores estatísticos sobre a sua área de atuação.
Indicadores construídos através de sofisticados sistemas estatísticos voltados