ATPS
Visão sistêmica é a capacidade que um profissional tem de ver a empresa como um todo e entender como funciona os processos internos e como eles se relacionam com o ambiente externo.
Sistema: CONCEITO E HIERARQUIZAÇÃO
O crescimento e o aprofundamento do conhecimento humano conduziram, através do tempo, a uma especialização. A especialização trouxe muitas vantagens, pois permitiu penetrar no meio de cada uma das ciências, além das vantagens á medida que o indivíduo procura chegar mais profundo em uma determinada área, sua visão global dos problemas diminui.
Kenneth Boulding agrupou e hierarquizou os sistemas segundo a complexidade de que revestem. SISTEMA FECHADO
Sistemas Estáticos Simples- compõe-se eles de estruturas, tipificadas pelo padrão dos átomos em uma formula molecular, tais como mapas da terra ou sistema solar. A forma dessas estruturas deu inicio aos conhecimentos organizados em quase todos os campos ( confrontem com o organograma de uma organização).
Sistemas Dinâmicos Simples: Mecanismos de Relógio- movimentos predeterminados, as alavancas e as roldanas, sejam maquinas complicadas, os motores a vapor podem ser incluídos nessa categoria.
Sistema Cibernético Simples: Termostato- esse dispositivo implica a comunicação e integração de informações, permitindo ao sistema regular-se e manter determinado equilíbrio dentro dos limites estabelecidos.
SISTEMA ABERTO
Sistema Aberto Auto-Regulável: Célula- chamas e rios são, sistemas abertos simples. Não e fácil estabelecer uma clara diferenciação entre vida e não vida, exceto no sentido de que até mesmo os organismos vivos mais simples são inconcebíveis sem processos como ingestão, excreção e mudança metabólica.
Vida Vegetal- aqui temos uma divisão de trabalho entre as células formadoras das sociedades de raízes, folhas, sementes,etc.
Reino Animal- enquanto na vida vegetal os órgãos sensórias são pouco desenvolvidas , já nessa esfera surgem receptores