ATPS
Disciplina: Economia
Prof. (EAD); Renata Galpiaz
RIBEIRÃO PRETO, OUTUBRO 2013.
SUMÁRIO
ETAPA 1..........................................................................................1 , 2
ETAPA 2...........................................................................................3
ETAPA3........................................................................................... 4,5, 6, 7 ,8
ETAPA 4.........................................................................................9
ESTRATÉGIA
Nos dias atuais há um vazio em termos de projetos nacionais, que realmente acenem com mudanças capazes de levar a uma aceleração de nosso crescimento econômico e a um salto significativo na qualidade de vida da população. Vale a pena, portanto, correr os olhos sobre um caso de sucesso resultante de visão estratégica, sacrifícios, talento e muita coragem.
A saga do agronegócio brasileiro infla o orgulho nacional. Afinal, depois muito tempo nos dá conta de que não nos destacamos apenas pelo puro extrativismo (do ouro e pedras preciosas), pelo talento inato de nossa gente no futebol, na música e no carnaval – ou dádivas da natureza - do sol e das praias maravilhosas. Somos imbatíveis também na produção de bens extremamente necessários para a população mundial: alimentos, madeiras, fibras e energia renovável.
É verdade que nos ajudam, aqui também, o talento do brasileiro e a riqueza de nossos recursos naturais. Todavia, se dependêssemos apenas desses dois recursos estaríamos, a esta altura, importando até os alimentos de nosso cotidiano como o feijão e o arroz. Há muito tempo, esgotamos nossas terras férteis, nas quais Caminha constatou apressadamente que em se plantando tudo dá. Por volta de 1960, nossas melhores terras, localizadas no Sul, Sudeste e em lugares específicos de outras regiões já se mostravam incapazes de atender nossas necessidades