Atps
Há mais de pelo menos 6,000 anos produção de bens e administração de projetos eram feitas de forma elementar e variavam de acordo com as necessidades.
Como consequência da Revolução Industrial, a necessidade de compreender as organizações e sistemas produtivos era de grande importância. Surgem então os primeiros pensamentos e ideias de sistematização dos conceitos fundamentais das Teorias da Administração no início do século XX.
O reconhecimento da administração como ciência foi de extrema importância. A preocupação em estudar e então a criar e sistematizar conceitos resultaram as Teorias da Administração. Começando pela maximização da eficiência, organização e dos processos produtivos e assim vendo que a organização sendo administradas teriam sucesso num âmbito econômico e social. Podemos dizer que desde então a administração, de acordo com Chiavenato (2003, p.02), tem sido “imprescindível para existência e sucesso das organizações […] jamais teriam condições de existir e crescer.”
É fundamental o estudo aprofundado que se faz da administração hoje como ciência, para o contexto social, politico e econômico. Aplicação de planejamento, organização, coordenação ou liderança, execução e controle é de extrema valia para o administrador dentro de qualquer ramo das organizações nos dias de hoje, onde mudanças e avanços acontecem com rapidez.
Em pleno século XXI estudiosos, continuam a afirmar que as Teorias da Administração, mesmo que antigas, são essenciais para a resolução de desafios das organizações. Maximiano (2012, p.13) explica que “As teorias oferecem aos