atps
Centro de Educação a Distância
Curso de Administração
Evando Pereira RA: 9986644807
Oziel Aleste Marques Cotócio RA: 8118731442
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: CIENCIAS SOCIAIS
TUTOR A DISTANCIA: Profa. Ma. Cláudia Regina Benedetti
MIRANDA/MS
Novembro / 2013
Sumário
Introdução:
As ciências sociais surgiram na Europa do século XIX, mas foi no século XX, em decorrência das obras de Marx, Durkheim e Weber que as ciências sociais se desenvolveram. O carro-chefe foi a sociologia: neologismo criado pelo francês Comte, seu primeiro professor.
Durkheim e seus pares se esmeraram na busca de regras de método que elevassem ao status científico o conhecimento sobre a sociedade. Marx, ao contrário, mal visto pelos seus pares, foi encontrar na classe trabalhadora sua identidade. As atrocidades das relações de trabalho da época fizeram com que ele atribuísse a esse grupo social, assim definido em relação ao sistema econômico capitalista, ora a força da transformação da sociedade, ora apenas uma peça do complexo quebra-cabeça da história. No meio-termo entre o academicismo e o militantismo, está a participação de Weber, para quem a ciência e a política são duas vocações distintas. Distintas, mas comensuráveis: ele próprio teórico da burocracia e do processo de modernização, contribuiu para a burocratização e modernização da Alemanha, ocupando cargos políticos.
Desenvolvimento
1Conceito de Cultura
Um primeiro problema que nos aparece ao definir cultura é a existência do uso popular da expressão para significar alguém com mais conteúdo de conhecimento. Para nosso estudo esta definição não serve, pois consideramos cultura como algo intrínseco a todos ser humano. O individuo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura juntos aos seres humanos. Deste modo, resumidamente, podemos afirmar que todos os grupos possui cultura, e não podemos graduá-la como