ATPS
Gestão Financeira – Planejamento de Gestão Ambiental
Prointer II
Nome do Tutor: Juraci Luz
Nome: RA:
Gustavo Guinami 7706670258
Daisy Benaci 7530594882
Vanessa Silva 7702664909
Introdução do projeto
Osmose Reversa.
A osmose é um fenômeno encontrado na natureza, que consiste na difusão entre duas soluções de concentrações salinas diferentes, através de uma membrana semipermeável. Membranas deste tipo são tecidos que permitem a difusão preferencial da água e retêm sais minerais nela dissolvidos, assim como colóides e bactérias.
No esquema abaixo pode-se verificar um sistema de osmose direta, contendo dois compartimentos separados por membrana semipermeável, onde se encontra uma solução diluída em um dos compartimentos e água salina no outro. Imediatamente, observa-se, um fluxo preferencial da solução diluída difundindo-se através da membrana, reduzindo a concentração salina da água, encontrada no outro compartimento.
A passagem da água pura, através da membrana semipermeável, provoca um aumento no volume da água salinizada, com a formação de uma coluna de água. Este efeito físico é decorrente da pressão exercida sobre a membrana, no lado da água salinizada. A pressão corresponde à altura da coluna, que em situação de equilíbrio interrompe a difusão da água pura para água salinizada, entrando então os sistemas em equilíbrio. Esta pressão hidrostática de equilíbrio é denominada pressão osmótica da solução salina em questão.
Na osmose reversa, o fluxo de água no sistema é invertido.A água salina é pressurizada além da pressão osmótica natural e bombeada através da membrana semipermeável. A membrana comporta-se como uma peneira molecular, rejeitando seletivamente quase todas as moléculas dissolvidas e permitindo somente a passagem de água pura. A osmose reversa tem a capacidade de separar a água de seus contaminantes, tais como: sólidos dissolvidos, colóides, sólidos