atps
Esse trabalho foi desenvolvido com base no desenvolvimento econômico que é um processo pelo qual a renda nacional real de uma economia aumenta durante um longo período de tempo. A renda nacional real refere-se ao produto total do país de bens e serviços finais, expresso não em termos monetários, mas sim em termos reais: a expressão monetária da renda nacional deve ser corrigida por um índice apropriado de preço de bens e consumo e bens de capital. E, se o ritmo de desenvolvimento é superior ao da população, então a renda real per capta aumentará. O processo implica a atuação de certas forças, que operam durante um longo período de tempo e representam modificações em determinadas variáveis. Os detalhes do processo variam sob condições diversas no espaço e no tempo, mas, não obstante, há algumas características comuns básicas, e o resultado geral do processo é o crescimento do produto nacional de uma economia que, em si própria, é uma variação particular em longo prazo. É um conceito que por sua amplitude aproxima a economia das demais ciências sociais. Sua caracterização não se restringe ao crescimento da produção em uma região, mas trata principalmente de aspectos qualitativos relacionados ao crescimento.
As medidas de desenvolvimento econômico apresentam-se de três formas – o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) -, mas, reconhecendo, desde logo, que diversos outros índices e indicadores podem ser utilizados para qualificar o tipo de desenvolvimento e a comparação com outros países ou regiões. O Brasil, a Rússia, a Índia e a China são consideradas os quarto países mais emergentes do mundo.
Para fazer referência a esses países, o banco de investimentos Goldman Sachs criou o termo BRIC, uma palavra formada pelas primeiras letras dos nomes dos países, que deve ser pronunciado como uma sílaba, não letra por letra. Importante ressaltar que não se trata de um bloco