ATPS
Curso:
Pedagogia
Série:
3º
Disciplina:
Didática e Práticas de Ensino
Professor EAD:
Maria Clotilde Pires Bastos
Tema:
Objetivos do
Tema
Período Letivo: 1º bimestre 2013-1
Tema 7 - Indisciplina na escola
Tema 7
• Qual a diferença entre autoridade e autoritarismo?
• Por que as relações dialógicas são fundamentais na sala de aula?
• Como dirigir uma classe?
• Quais as críticas de Michel Foucault à escola?
RESUMO DO TEMA
Autoridade é tudo que faz com que as pessoas obedeçam, em qualquer lugar em que haja uma relação humana. . A autoridade não pode ser vista como um bloqueio da liberdade nem tão pouco pelo cessar de uma autonomia do aluno. Não deve ser confundida com autoritarismo, situação na qual o aluno não possa expressar a sua individualidade e nem externar a sua insatisfação ou angústia de um determinado assunto ou regra estabelecida. Sua característica principal é que os alunos sofrem com a ausência de diálogo, pelo fato de que as decisões fundamentais são tomadas por quem “tem autoridade”, algo que jamais pode ser questionado ou discutido.
Por outro lado, com receio de evitar o risco do autoritarismo, pode-se negar a condição de autoridade, criando a possibilidade de se construir, entre os alunos, um clima de permissividade e, conseqüentemente, a tirania pela coerção. A disciplina é tida como agente necessário para a construção do saber, pois é de posse deste conhecimento sobre o mundo que o aluno terá liberdade para contestar a autoridade quando necessário, bem como entender que o saber é a via que lhe proporcionará os esclarecimentos para usá-la adequadamente na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
No atual contexto e diante desse desafio real a busca de uma solução mágica não existe, mas é preciso pensar alternativas a partir das possibilidades que o diálogo oferece. Uma relação dialógica entre professores e alunos na sala de aula está vinculada à concepção de educação