rERE
b) Os Estados Unidos possuem uma grande parcela do PIB mundial e para movimentar essa economia requisita-se muita energia. As usinas elétricas que predominam nos Estados Unidos são as termoelétricas, essas utilizam o combustível fóssil para obter calor e gerar energia. O petróleo é muito utilizado também na produção industrial, para produzir combustíveis e afins.
Então, mesmo com uma parcela populacional menor que a da China, existe um consumo “exagerado” do ouro negro. É um material encontrado na maioria dos produtos no país que prega o consumismo, assim, aos poucos é possível observar sua escassez. c) Apesar de teoricamente possuírem o petróleo, por estar em seu território, ironicamente não possuem grande economia. Todo seu recurso é vendido, explorado, por outros países pelo seu poder aquisitivo, assim, na prática ocorre uma espécie de colonização do petróleo, sendo esse de posse da metrópole, essa que não necessariamente encontra-se no mesmo território da colônia.
Por esse motivo, mesmo esses locais sendo os maiores produtores de petróleo, não possuem o pleno desenvolvimento, seja esse industrial ou social, encontram-se na categoria de subdesenvolvidos. As questões de cunho ambiental são parcialmente solucionadas conforme a pressão da comunidade internacional, como o protocolo de Kyoto, por exemplo.
2-) Os bicombustíveis são fontes de energia renováveis, ou seja, permitem a ciclagem da matéria da natureza. São obtidos através da cana de açúcar, do milho, de oleaginosas, resíduos agropecuários dentre outras fontes.
Figura 1: Ciclo do Bicombustível
Os combustíveis fósseis além de utilizarem o petróleo, matéria-prima não