atps
Introdução
O que é axiologia? Em grego, o substantivo axía significa “preço”, “valor de alguma coisa”, e o adjetivo axios é “o que vale”, “que tem valor, “digno de”, “justo”. Na antiguidade grega, além da referência ao preço, o termo dizia respeito, por exemplo, a “um homem de valor”, no sentido de ter coragem ou de ser digno de estima.
A partir do século XIX, quando surgiu a teoria dos valores ou axiologia como disciplina filosófica, o conceito valor adquiriu um sentido específico na discussão sobre o que é bom o que é estimado e também aquilo que deve ser realizado ou que serve para orientar a ação.
Se os valores estão na base de todas as nossas ações, é inevitável reconhecer sua importância na práxis educativa.
A educação se tornará mais coerente e eficaz se formos capazes de explicitar esses valores, ou seja, se desenvolvermos um trabalho reflexivo que esclareça as bases axiológicas da educação.
1. A teoria dos valores
O ser humano é capaz de transformar a natureza conforme suas necessidades existenciais, por meio de uma ação intencional e planificada. Ao estabelecer as suas prioridades, escolhe os meios e os fins da ação a partir de valores.
Desde o nascimento nos encontramos envoltos por valores herdados, porque o mundo cultural é um sistema de significados estabelecidos por outros. Em outras palavras, estamos sempre fazendo juízo de valor, quando as pessoas e as coisas provocam em nós atração ou repulsa, quando julgamos que algo é bom ou mau, belo ou feio, se é útil, e assim por diante.
As questões colocadas pela axiologia versam sobre os vários tipos de valor, a sua natureza, se são subjetivos ou universais, relativos ou absolutos. Os principais filósofos