atps
O subsistema de monitoração de Recursos Humanos compreende o controle. Segundo Chiavenato (2002) este subsistema envolve bancos dedados, sistema de informação, auditoria de Recursos Humanos, e balanço social.
Monitorar significa acompanhar operações e atividades para garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos sejam alcançados adequadamente.
O controle é baseado em informações obtidas por meio de processamento de dados, exigindo que os dados sejam armazenados e acumulados em registros ou arquivos, formando o banco de dados. A partir do banco de dados pode-se planejar um sistema de informações como base para o processo de tomada de decisões.
Um banco de dados de Recursos Humanos pode ser classificado como um conjunto de dados armazenados, organizados e relacionados logicamente e que seja referente às pessoas internas e externas da organização e que esteja ligado à Gestão de Pessoas.
Chiavenato (2004, p. 465), diz que a Gestão de Pessoas requer a utilização de vários bancos de dados interligados que permitam obter e armazenar dados a respeito de diferentes estratos ou níveis de complexidade, conforme seguem: cadastro de pessoal; cadastro de cargos; cadastro de seções; cadastro de remuneração; cadastro de benefícios; cadastro de treinamento; cadastro de candidatos; cadastro médico; outros cadastros.
O Sistema de Informação é o gerenciamento do fluxo de dados na organização. Tem como objetivo principal auxiliar no planejamento, implementação e controle dos processos, no caso específico do trabalho de Recursos Humanos.
Para Chiavenato (1997, p. 111), “um sistema de informações recebe entradas (inputs) que são processadas e transformadas em saídas (outputs)”. Entrada refere-se a inclusões e alterações de dados, e saída refere-se a relatórios, documentos, indicadores, folha de pagamento, entre outras informações.
A auditoria de Recursos Humanos é uma análise sistemática das políticas e