atps
Este trabalho aborda a autenticidade da Estatística que proporciona a proximidade com a exatidão, explorando e buscando informações a partir dos conceitos iniciais.
Sabendo que a Estatística é utilizada a muito tempo e possui a eficiência de atender diversas áreas profissionais, buscando parâmetros de qualidade na busca da maximização dos resultados, abordados exemplos de aplicações da estatística na área de Engenharia, no estudo de caso, detalhando a funcionalidade da mesma. Por fim serão mostrados através de gráficos de colunas representando a frequência absoluta e a frequência relativa das pesagens.
DEFINIÇÃO DA ESTATÍSTICA
A palavra estatística surgiu do latim e tem seu significa “estado”. Este termo provém do primeiro uso da estatística e tinha como finalidade o registro de dados (nº de habitantes da população, nº de casamentos) utilizando de tabelas e gráficos para descrever resumidamente um determinado país em números. Passado muito tempo a estatística evoluiu, tornando-se uma ampla e complexa ciência, tirando conclusões sobre o conjunto todo a partir de amostras representativas.
Uma boa definição de estatística é a de ser um conjunto de métodos especialmente apropriados à coleta, à apresentação (organização, resumo e descrição), à análise e à interpretação de dados de observação, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada da decisão. Podendo ser dividida em Descritiva e Experimental.
Prioridades:
-A coleta, a organização, a sintetização e a apresentação de dados;
-A medição da variação nos dados e levantamento de dados;
-A estimativa dos parâmetros da população e a determinação da precisão das estimativas;
-A aplicação dos testes de hipótese em relação aos parâmetros;
-A análise da relação entre duas ou mais variáveis.
A estatística trabalha com dois conjuntos de dados: o universo e a amostra. Apesar de a estatística se preocupar em obter informações sobre a população, dificilmente ela