ATPS
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
PROF. TUTOR PRESENCIAL -
OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS
RA
POLO DE JUAZEIRO – BAHIA
2011
INTRODUÇÃO
Administrar é o ato que impulsionam o desenvolvimento humano no intuito de alcançar objetivos tanto da organização quanto de seus membros. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos.
A administração é vista como uma habilidade humana, que teve sua construção teórica baseada sob a influência de vários filósofos da época, e suas teorias se concretizaram após a revolução industrial com os percussores Taylor e Fayol, com a teoria clássica.
O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos (CHIAVENATO, 2007, p. 70).
DESENVOLVIMENTO
Administração como habilidade humana
O termo habilitação humana é aquela qualidade de o executivo trabalhar eficientemente como integrante de um grupo e de realizar um esforço conjunto com os demais componentes da equipe que dirige. Enquanto a habilitação técnica se volta principalmente para o manuseio de coisas, (processos ou objetos físicos), a habilitação Humana diz respeito mais à habilidade de as pessoas trabalharem com os outros. Essa aptidão é demonstrada na maneira como o indivíduo se apercebe (e reconhece a percepção) de seus superiores, companheiros e subalternos e no modo como se comporta posteriormente.
A pessoa dotada de grande habilidade humana é cônscia de suas próprias atitudes, opiniões e convicções acerca dos outros e de grupos de pessoas; é capaz de aquilatar a utilidade e as limitações de tais sentimentos. Ao aceitar a existência de opiniões, percepções e convicções que são diferentes das suas próprias são suficientemente hábeis para compreender o que os outros