Atps
Introdução
A História da Farmácia:
A busca pela cura das doenças tem sido uma das maiores preocupações do homem desde os primórdios da humanidade. Para alguns pesquisadores, a descoberta do fogo e a utilização de recursos naturais para aliviar dores humanas ocupam espaço semelhante na linha do tempo. Por isso, a Farmácia é considerada uma das profissões mais antigas da Humanidade. A palavra tem origem do grego, pharmakeía ou phármakon, que significa medicamento ou a arte de preparar medicamentos.
Influências econômicas no ramo Farmacêutico:
O setor farmacêutico é atualmente um dos mais pujantes do mundo. No Brasil, a situação não é diferente. Há uma evolução vigorosa desde 2008 e possibilidade real do setor dobrar de tamanho até 2017. Uma estimativa da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) aponta que o Brasil caminha para ser, ainda em 2015, o quinto maior mercado mundial, hoje está na 7° colocação. Para isso, é necessário planejar o futuro.
O mercado brasileiro de medicamentos movimentou, em vendas, R$ 24 bilhões em 2008, passando para R$ 43,9 bilhões no ano passado, uma evolução de 82,91%. As grandes redes associadas à Abrafarma também cresceram acima da média nos últimos cinco anos. Em 2011, a evolução foi de 21%¨, já em 2012, as vendas avançam com a mesmo vigor e estão 20,85% acima do ano passado. Esse forte crescimento tem sido influenciado por vários fatores, são eles:
- Expansão econômica brasileira, com estabilidade nos principais índices, tais como Inflação e o PIB;
- Aumento do emprego formal;
- Melhoria na distribuição de renda e ascensão social;
- Envelhecimento da população;
- Queda de patentes;
- Migração de volumes do institucional para o varejo pelo programa Aqui tem Farmácia Popular;
Há ainda a inovação, criando novos formatos de lojas que atendem às características de cada região.
Para o setor, os próximos anos são extremamente promissores. A