Atps
Conceituar Negociação, a fim de entender quais processos de negociação encontramos em nossa vida pessoal e profissional, conseqüências e resultado da mesma. Identificar os pontos favoráveis para que a negociação flua de forma a satisfazer todos os envolvidos no processo de comunicação. Também identificar as habilidades essenciais de um negociador como fazer um bom planejamento e a importância da ética na negociação.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Para Behr e Lima negociação é uma atividade difícil e trabalhosa; de acordo com Scare e Martinelli é um relacionamento duradouro e contínuo visando satisfação de ambos os lados; Fisher e Ury vêem a negociação em três etapas: análise, planejamento e discussão se colocando em diversas posições tomando uma decisão conjunta; Nierenberg acredita que negociação seja a base de conquistar confiança e a credibilidade com seu cliente, cliente fiel; Cohen, poder de influência sobre o seu cliente; Sparks implica a troca: dar e receber; Acuff o argumento certo de acordo com as idéias e necessidades do cliente; Kazicki usa da criatividade procurando solucionar os problemas, deixando ambas as partes satisfeitas; Steele, Murphy e Russil possuem posições divergentes, porém conseguem alcançar um resultado; Hudgson, um ganha na quantidade e outro no preço com resultados satisfatório a ambos.
DEZ HABILIDADES NESCESSÁRIAS A UM NEGOCIADOR
1ª Ser um bom ouvinte; ouvir o outro lado da negociação é uma forma de obter informações úteis ao processo. 2ª Desenvolver um espírito negociador; negociar em um lugar apropriado, manter o consenso. 3ª Planejar; estudar e entender as oportunidades que possam interferir em uma negociação, pré-negociar recursos, prazos, formas de pagamentos. 4ª Mirar alto; negociar sempre com um valor inicial máximo assim pode se obter o valor desejado. 5ª Ser paciente; ser impaciente atrapalha o processo eliminado a possibilidade de mais ganho, ter um bom