atps
Mauá
2013
Graziele Rios Nº 11
Jacqueline Kimberlly Nº
Silvana Menezes Nº 30
Thais Rodrigues Nº 35
Thays Assis Nº 36
Turma: D1, Administração
Reciclagem
Mauá
2013
Introdução
Antigamente o lixo era produzido em pequena quantidade e constituído essencialmente por sobras de alimentos.
A partir da revolução industrial, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas.
O homem passou a viver então a “época das descartáveis”, em que a maior parte dos produtos (por exemplo, guardanapos de papel, latas de refrigerantes) são inutilizados e atirados fora com enorme rapidez.
Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado das cidades fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escasso.
O lixo acumulado no ambiente aumentou a poluição dos solos e das águas e piorou as condições de saúde das populações em todo o mundo, especialmente nas regiões menos desenvolvidas.
O mais importante seria que todos nós evitássemos acumular detritos, diminuindo o desperdício de materiais e o consumo excessivo de embalagens, levando a um aumento na qualidade de vida.
Só quando não for possível reduzir ou reutilizar é que se torna importante a reciclagem.
Reciclagem é o processamento de resíduos industriais e domésticos (como papel, vidro, alguns metais e plástico) de modo que possam ser reutilizados, poupando assim em matérias-primas escassas, abrandando o esgotamento de recursos não renováveis e contribuindo para reduzir a poluição.
Resumo
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
A partir da década de 1980, a produção de