Atps
1 NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
2. ESTILOS DIFERENTES DE NEGOCIAÇÃO
3. DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO
3.1 INTRODUÇÃO
3.2 DESENVOLVIMENTO
4. HABILIDADES DO NEGOCIADOR
5. FILME – A NEGOCIAÇÃO
6. CONCLUSÃO
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
2. ESTILOS DIFERENTES DE NEGOCIAÇÃO
Gostaria de iniciar colocando que a negociação está em nosso cotidiano o tempo todo,seja no trabalho, em casa, com amigos onde for e em vários estilos.
Algumas pessoas ainda buscam desenvolver capacidades para aprender liderar situações que ocorrem no dia a dia.
As negociações não são iguais e o conhecimento ajuda reduzir a impaciência e alcançar o resultado com mais eficácia, porém a inovação nos meios comunicativos se faz obrigatório negociar às vezes.
Quando vai negociar é essencial saber que pode alterar a cultura, mudar estruturas, mas não podemos afirmar que existe um estilo melhor ou certo, pois cada um tem sua atitude distinta necessária.
Como exemplo analisamos autores de diferentes estilos, vamos observar:
Modelo Frederico Jacobsen Junqueira: Estilo Catalisador, Apoiador, Confrontador,Analítico.
Segundo o autor, esses estilos se resumem em ser criativo, não intima a outra parte, ágil, voltado a obter resultados, com todos os detalhes desde o planejamento, também pode ser direto, e irreal nas decisões. Para Junqueira, todos são bons, mas o mais importante é conhecer o estilo do seu oponente.
Modelo de Jung: Restritivo, Ardiloso, Amigável e Confrontador.
Estes se resumem em agir apenas conforme seus interesses, outros trabalham com colaboração, tem a negociação com base em regras e procedimentos, porém o amigável mantém um relacionamento amigável com o adversário, mesmo que não ganhe nada.
Com base acima, entendemos que não existe um conceito básico que define certo ou errado, mas existem idéias propósitos e interesses que visam um mesmo