Atps
A inovação pode ser um elemento importante de outras estratégias corporativas, mas para nós da 3M inovação é essencialmente a nossa estratégia. Durante nove décadas, a 3M vem se equilibrando na corda bamba da inovação e, como conseqüência, nós prosperamos. Nosso sucesso deve-se à capacidade que temos de atrair pessoas imaginativas e produtivas, de criar um ambiente desafiador de projetar uma organização que não põe obstáculos para as pessoas agirem e que oferece recompensas que fortalecem tanto a auto-estima como as contas bancárias.
Não conseguiríamos sobreviver em meio a produtos repetitivos ou extensões de produtos. Tendo isso como fato, existe muito risco ao se enfatizar o novo e não-experimentado, mas é muito mais arriscado confiar no que é confortável e familiar. No nosso caso, os riscos associados à apresentação do novo e não-experimentado são minimizados pela diversidade de nossos 50 mil produtos. Estamos envolvidos em tantos setores e mercados que um problema em um afeta de forma mínima nosso negócio global. Não cabe ao cliente pedir os produtos de que necessita, é nossa tarefa identificar as pistas desenterrar os problemas que ele enfrenta, prever suas necessidades ocultas e elaborar soluções em forma de produtos.
Até agora, você deve estar se perguntando como a 3M injeta desejo por inovação em toda a empresa. Parte da resposta é que nós institucionalizamos a inovação com a nossa regra 15% , que permita que todo o pessoal técnico dedique 15% do seu tempo para trabalhar em projetos que eles mesmos escolhem. Eles não precisam da aprovação. Eles nem têm de contar à gerência no que estão trabalhando. Ninguém mede ou monitora o uso que o nosso pessoal faz dos 15% do tempo. Eles sabem que têm nosso apoio e encorajamento para trabalhar em defesa de suas idéias. Um cientista pode usar o tempo para visitar outro laboratório, outro pode optar por visitar clientes. Freqüentemente as pessoas usam seu tempo