Atps
Velocidade é a distancia percorrido em um determinado tempo, ou seja, se um automóvel percorreu 80 km em 2 horas, diz-se que a velocidade foi 80/2 = 40 km/h. Mas isso é uma média, não significa que o veículo teve sempre essa velocidade. O mais provável é que este automóvel tenha tido variação na velocidade, tanto para maior quanto para menor.
Na Física, velocidade é uma grandeza instantânea definida por um vetor, porque, além da intensidade, tem uma direção.
Vetor aceleração:
Aceleração é a variação da velocidade em relação ao tempo, ou seja, se um automóvel percorreu 05 km em 0,2 horas, diz-se que a aceleração foi 5/0,2 = 25 km/h.
Da mesma forma que a “Velocidade instantânea”, a aceleração em seu limite, tem a definição de aceleração instantânea, em um determinado ponto de sua trajetória.
Equação da Velocidade:
Seguindo o esquema abaixo, um corpo segue um caminho genérico dado pela curva C.
|[pic] |
|Fig 01 |
| |
Num determinado instante t, ele está no ponto 1, cuja posição é dada pelo vetor r.
No instante t + Δt, ele está no ponto 2, cuja posição é dada pelo vetor r + Δr.
Entre esses pontos, o espaço percorrido é o comprimento da curva ΔC.
O vetor Δr é uma aproximação para o comprimento da curva, de forma que a velocidade média aproximada pode ser dada pelo vetor
Vav≈ ∆r / ∆t
Quanto menor Δr, maior a aproximação com ΔC. Assim, no limite:
V= dr/dt
Aplicação da equação da aceleração:
Uma corrente de um equipamento move- se entre duas coroas, durante um intervalo de 3s, onde a velocidade da corrente aumenta uniformemente de Vo= 0,61 m/s a V= 1,52 m/s. Sabendo que a corrente na pula dentes, calcule a aceleração da coroa, onde r= 0,0318.