Atps
O artigo lido trata-se gestão do conhecimento que funciona como uma ferramenta importante de estratégia organizacional, por meio de um processo pelo qual a organização cria riqueza a partir do seu conhecimento, explícito ou tácito, que norteia o seu capital intelectual. Esse conceito está caminhando rapidamente para ser prioridade nas organizações para o desenvolvimento de inovação e manutenção da competitividade. O gerenciamento vai além de investimentos em tecnologia da informação. Funciona como uma cultura de criação e compartilhamento do conhecimento, baseando-se na aprendizagem organizacional.
A Gestão do Conhecimento ajuda a resolver problemas de competitividade e inovação nas empresas. Cada vez mais é encarada como um elemento central no desempenho organizacional, pois possuir um elevado número de conhecimento é fundamental. É tão importante como todos os outros recursos existentes numa organização.
Uma empresa de bom porte em inovações e postura no mercado de trabalho demonstra ter níveis consideráveis de gestão de conhecimento em suas organizações, assegurando sua posição no mercado, permanecendo entre os melhore.
Outra vantagem das organizações investirem na implementação de uma Gestão de Conhecimento é o time-to-market, cuja capacidade permite que a tomada de decisão seja feita com maior rapidez e eficiência, maximizando assim a obtenção de melhores resultados. Mas para haver uma maximização nos resultados, a implementação da Gestão do Conhecimento deve iniciar-se por áreas ou processos para que dessa forma o impacto seja relevante e a todos abranja. É importante ainda, que a mesma seja vista como prioritária e que seja feita uma análise do custo/benefício sob a óptica operacional e financeira, tendo em conta a estratégia de uma organização.
Entrevista
A) O que eles entendem por Gestão de Conhecimento e como aplicam no dia-a-dia das organizações em que atuam?
Entendo que a gestão do conhecimento é a parte