ATPS trabalmento

5761 palavras 24 páginas
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo o levantamento de dados para elaboração de uma Política Pública voltada para a Educação e o mercado de trabalho.
Os dados foram extraídos do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) .

1 POLÍTICAS PÚBLICAS.

São um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução de problemas da so­ciedade. Outra visão e que as Políticas Públicas são a totalidade de ações, metas e planos que os governos (nacionais, estaduais ou municipais) traçam para alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público. É certo que as ações que os dirigentes públi­cos (os governantes ou os tomadores de decisões) selecionem suas (prioridades).
Em outras palavras, as Políticas Públicas são o resultado da com­petição entre os diversos grupos ou segmentos da sociedade que buscam defender (ou garantir) seus interesses

São as reivindicações de bens e serviços, como saúde, educação,estradas, transportes, segurança pública, normas de higiene e controle de produtos alimentícios, previdência social e etc. como também a participação no sistema politico, no reconhecimento do voto dos analfabetos, cargos públicos para os estrangeiros, direitos de greve, controle da corrupção, preservação ambiental e etc.
Na execução das Politicas Públicas, existem dois tipos de atores: os ‘Estatais’ (oriundos do Governo ou do Estado) e os ‘Privados’ (oriundos da Sociedade Civil). Os atores estatais são aqueles que exercem fun­ções públicas no Estado, tendo sido eleitos pela sociedade para um cargo por tempo determinado (os políticos), ou atuando de forma permanente, como os servidores públicos (que operam a burocracia). Os atores privados são aqueles que não possuem vínculo dire­to com a estrutura administrativa do Estado são: A imprensa; os centros de pesquisa; Os grupos de pressão, os grupos de interesse e os lobbies; As Associações da Sociedade Civil Organizada (SCO);As

Relacionados