Atps teoria da contabilidade
TEORIAS DA CONTABILIDADE PROFESSORA Ma JULIANA LEITE KIRCHNER
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP. 2012
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre a história da Contabilidade, desde de sua origem, mostrando que sua evolução está ligada às necessidades do homem. Para que possamos ter um melhor entendimento, faremos um estudo desde sua origem, pois só as origens poderão justificar os fatos presentes.
A História da contabilidade no Brasil
Nascido da necessidade de estruturar e autenticar as relações econômicas, o desenvolvimento e evolução da história da contabilidade brasileira remete-nos aos tempos primórdios do descobrimento do Brasil, surgindo em 1530, com a criação dos armazéns alfandegários para atender ao mercado colonial. O Sr. Gaspar Lamego, então nomeado pela coroa portuguesa, Contador Geral das Terras do Brasil, deu início ainda que de forma não regulamentada, à essa profissão. Foi apenas à partir de 1770, quando Dom José, então rei de Portugal, expede a carta de lei a todos os domínios lusitanos, que estabeleceu-se a obrigatoriedade de registro de matrícula de todos os guarda-livros na junta comercial.
Um fato histórico identificado pela sua importância no processo de estruturamento da área contábil, foi a vinda da Família Real ao Brasil em 1808, cujos reflexos na economia e cultura colonial brasileira irradiaram-se nas relações de interdependência comercial, engendrando uma dinâmica jamais conhecida. A abertura dos portos, proporcionando o comércio exterior com outras nações, a emissão do papel moeda advinda da criação do Banco do Brasil, inaugurações da Biblioteca Real e do Museu Nacional, a publicação do primeiro jornal do Brasil, entre outros, são atividades que além de incrementarem a vida sócio-econômica e cultural da colônia, provocaram aumento nos gastos. O uso de uma metodologia mais eficaz para melhor organizarem-se no controle das contas públicas fez-se necessário, sendo