Atps teoria da contabilidade
A origem da contabilidade deve-se a necessidade de registros do comércio. As primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. Mas somente na Itália surge o termo Contabilitá.
2. OS PRIMEIROS SINAIS QUE EVIDENCIAM A EXISTÊNCIA DA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE.
São de 4000 A.C. e 6000 A.C. alguns teóricos preferem dizer que a contabilidade já existia, pois precisavam avaliar sua riqueza; acréscimos ou decréscimos. Mesmo sem conhecer números, escrita nem dinheiro o homem teve a ideia de separar pedrinhas, representando, por exemplo, num pastoreio uma pedra para cada cabeça de ovelha, o pastor sabia quanto o seu rebanho estava crescendo ou diminuindo, o conjunto de pedrinhas representava sua riqueza que nos dias de hoje seria o inventário. Sempre repetindo essa separação conseguia até fazer uma provisão antes da chagada do inverno. Efetuava trocas de ovelhas por agasalhos separando suas pedrinhas de acordo com a troca realizada, formando assim um relatório contábil, evidenciando que a contabilidade é tão antiga quanto o homem em atividade econômica, do homem sapiente.
3. A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE DESDE OS PRIMEIROS REGISTROS ATÉ AS PARTIDAS DOBRADAS
Contabilidade do mundo antigo – Primeiras civilizações até 1202 da Era Cristã, com o aparecimento do Liber Abaci, da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
Contabilidade do mundo medieval – 1202 até 1494, Quando surge o Tratactus de Computis Et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
Contabilidade do mundo moderno – 1494 até 1840, com o surgimento da Obra “La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”, da autoria de Francesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Marcante na história da Contabilidade.
Contabilidade