ATPS Teoria da Contabilidade
ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA CONTABILIDADE
EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
JULIANA LEITE KIRCHNER
MACAÉ – 19/11/2012
A ORIGEM DA CONTABILIDADE
A origem da contabilidade seta ligada à necessidade de registros de comercio. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores preocupava-lhe saber quanto poderia render e qual forma mais simples de vender suas posses.
Contabilidade é a ciência que tem como objetivo de estudo o patrimônio das entidades e seus fenômenos e variações tanto nos aspectos quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira, a contabilidade é uma ciência social. Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada. É importante lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista. Logo depois, empregavam-se ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação. O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre os negócios.
Na medida em que as operações econômicas vão se tornando mais difíceis e complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da República Romana (200 a.C.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões.
PRIMEIROS SINAIS QUE EVIDENCIAM A CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE
O período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
A contabilidade já tinha relatos desde as primeiras manifestações contábeis, datam de cerca de 2000 A.C, no mercado a relatos de trocas de mercadorias que servia para definir quanto alguém