Atps - teoria da administração
Neste trabalho pretendemos identificar acontecimentos históricos que antecederam o surgimento das Teorias da Administração e como eles a influenciaram.
A Administração surgiu da necessidade das empresas de melhorarem sua produção, organizarem suas estruturas e funcionários. A Administração se firma como uma importante ferramenta para solucionar os problemas de empresas inseridas na sociedade e suas necessidades acompanham as necessidades geradas pela evolução social.
1. Surgimento das Teorias da Administração:
A habilidade humana da administração remonta os primórdios da humanidade, quando os homens começaram a associar-se em grupos, começaram desta maneira as primeiras sociedades, os homens tinham de gerenciar recursos, suprimentos, mão-de-obra, desenvolvendo, assim um esforço conjunto, para atingir determinado objetivo. Surgiram às primeiras civilizações, as primeiras cidades. Entre os séculos X e XII as área agrícolas da Europa estavam divida em feudos. Um feudo era uma aldeia e centenas de acres de terra arável que a rodeavam. Cada feudo possuía um senhor, e uma moradia fortificada, fosse um castelo ou uma casa grande onde o senhor feudal morava ou freqüentemente visitava (pois cada família podia ter até centenas de feudos), assim, suas famílias, seus empregados eram responsáveis por administrar os feudos. Não se acreditava em igualdade entre senhor e servo. Os servos trabalhavam a terra e os senhores dominavam os servos. Estes eram comparados a animais, e muitas vezes valiam menos que um cavalo ou um boi.
As terras na verdade não eram propriedades do senhor feudal, exista na verdade uma hierarquia na posse das terras, os aldeões ou servos as arrendavam dos senhores feudais, estes por sua vez as arrendavam de um conde, estes por sua vez as arrendavam de um duque, que as arrendavam do rei. Podemos assim vislumbrar os vários níveis, ou classes, que administravam as terras.
O clero e a nobreza constituíam as classes governantes. Controlavam a