ATPS TECNOLOGIA
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
MONTES CLAROS/MG
2013
O uso das tecnologias nas escolas em especial a internet e o computador se amplia nesse novo cenário do século XXI, no entanto, não é de hoje que pensadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior intensidade e freqüência até nós por meio dos computadores e da internet. Este trabalho discute a importância
do uso dessas tecnologias na educação.
A tecnologia e a educação devem caminhar juntas de modo a atrair a população jovem para os estudos.
Antes se aprendia só em sala de aula, hoje se aprende em qualquer lugar, podendo assistir aulas e repeti-las, pesquisar e rever novamente dentro e fora da escola.
Mas como o professor pode trabalhar isso? Trazendo os recursos tecnológicos para dentro da sala de aula.
RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEL NA
ATUALIDADE
O professor precisa incorporar os instrumentos tecnológicos como novas ferramentas para se trabalhar em sala de aula. Deve-se ter o domínio pedagógico para ajudar o aluno a aprender, afinal os alunos de hoje já vivenciam um mundo digital.
O professor deve direcionar o aluno através dos mecanismos tecnológicos como os instrumentos de mídia, a TV, a internet entre outros. Só o conteúdo pedagógico nos dias atuais em que a tecnologia invadiu a nossa sociedade não vão fazer o aluno se interessar pelo estudo.
Mas e as escolas públicas? Estão acompanhando essas mudanças? Existem projetos do governo, como o
PROINFO, que estipula um computador para cada aluno da escola pública, ou seja, os alunos de baixa renda
devem ter acesso à internet, redes sociais não só como instrumento de educação, mas também de prazer.
As escolas devem capacitar os seus professores para que usem da tecnologia para somar aos seus projetos pedagógicos o prazer de estudar, aproveitando-se do