Atps sistemas operacionais
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos fazer uma breve descrição a respeito do funcionamento dos sistemas operacionais e de cada uma de suas funções, também vamos apresentar quais as funções exercidas por um administrador de sistemas operacionais, qual a formação necessária para esse profissional, quais os conhecimentos técnicos exigidos pelo mercado de trabalho e quais as funções exercidas por este profissional e em que consiste cada uma delas. Foi feita uma pesquisa na internet e também utilizamos entrevistas para a montagem do conteúdo a respeito do profissional administrador de sistemas operacionais.
Esperamos atingir o entendimento necessário em relação aos sistemas operacionais e entender melhor as funções do profissional administrador de sistemas operacionais.
“SISTEMAS OPERACIONAIS.”
Um sistema operativo ou sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executada imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em memória não volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos autossustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc.), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir de então, o sistema operacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.
Segundo alguns autores (Silberschatz, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de