ATPS - REDES
3.1 Estrutura de Endereçamento de Rede:
A estrutura de endereçamento IP do nosso projeto, terá o serviço de gerenciamento de IP localmente, com uma equipe responsável pela gestão dos endereços da rede.
Utilizaremos endereços dos padrões de rede classe C - 192.168.N.N, pois são endereços definidos para uso em redes locais.
A razão pela escolha é devido ao risco de conflito com outros sistemas caso seja adotada outras padrões de endereçamento IP.
A respeito do endereçamento IP, a escolha será de IP’s estáticos para os equipamentos da rede local, para melhor gerenciamento e também para facilitar a organização dos ativos da empresa (computadores, servidores, impressoras, etc.) e também evitar conflitos de mais de uma máquina com o mesmo endereço IP na rede.
Endereços IP da rede IT Learning:
Dados da Rede 1:
IP's por departamento Rede 1:
Dados da Rede 2:
IP's por Departamento:
3.2 Planos Futuros de Endereçamento
Em nossos estudos relacionados a implementação do protocolo IPV6, nós entendemos que existe a necessidade da coexistência de ambos os protocolos (IPV4/IPV6) para que haja uma transição confiável.
Para isso adotaríamos a técnica de transição conhecida como pilha dupla ("Dual Stack"), pois a mesma é um padrão que tem sua utilização recomendada sempre que possível, uma vez que a mesma permite a existência de ambos padrões simultaneamente.
Isso ocorre porque os dispositivos e roteadores estarão equipados para suportarem, enviarem e receberem ambos os protocolos.
Desta forma quando a comunicação for estabelecida com um dispositivo que opera com IPV6 a comunicação se dará em IPV6, caso o dispositivo opere em IPV4 a comunicação será feita em IPV4. Portanto quando não houver mais a necessidade da