Atps química i - aluminio
A obtenção do Alumínio é realizada por meio de eletrólise ígnea .
Eletrólise Ígnea : ocorre quando a passagem de corrente elétrica se dá em uma substância iônica liquefeita , isto é , fundida .
Esse Tipo de reação é muito utilizado na indústria , principalmente para a produção de metais , entre eles a obtenção do alumínio a partir da bauxita . Em condições normais a bauxita funde a 2050º C . Com a utilização da criolita como fundente , esta temperatura cai para 1000º C .
A Obtenção se dá por um processo de três etapas : mineração , refinaria e redução .
Mineração : A bauxita contém de 35% a 55% de óxido de Alumínio , este mineral é extraído da natureza e através dele se obtém a Alumina , produto intermediário que leva a produção do alumínio.
Refinaria : Nesta etapa a Alumina precisa passar por uma purificação , é então dissolvida em soda cáustica e logo após passar por uma filtração , um pó branco de Alumina pura é obtido e enviado a redução .
Redução : Esta ultima etapa permite a obtenção de alumínio através de eletrólise. A passagem de corrente elétrica na cédula eletrolítica promove a redução da alumina , decantando o alumínio metálico no fundo da cédula e o oxigênio liberado reage como o ânodo de carbono , formando dióxido de carbono .
Relação Direta entre Alumínio e Eletrólise
È graças a reação química denominada eletrólise que se obtém o alumínio , material muito importante para o desenvolvimento industrial e de engenharia , e muito utilizado no nosso dia a dia .
Importância do Alumínio para a engenharia
O alumínio possui excelente combinação de propriedades úteis , resultando numa adequabilidade técnica para um campo vasto de aplicações em engenharia ;
É um material leve, versátil , resistente e durável , por isso é muito utilizado na engenharia civil ;
Por ser facilmente transformado por meio de todos os processos metalúrgicos normais , torna –se um material viável a indústria manufatureira em